O Cloridrato de Ondansetrona Pharlab é indicado para prevenir e tratar náuseas e vômitos. Este medicamento é prescrito por médicos para diferentes situações que podem causar náuseas e vômitos, como cirurgias, quimioterapia, radioterapia e outras condições médicas.
Mecanismo de Ação
A substância ativa do Cloridrato de Ondansetrona Pharlab é a ondansetrona. O mecanismo de ação da ondansetrona não é completamente caracterizado, mas sabe-se que ela atua bloqueando os receptores de serotonina, o que ajuda a controlar náuseas e vômitos. A ação do medicamento começa aproximadamente 1 hora e meia após a ingestão.
Contraindicações
O Cloridrato de Ondansetrona Pharlab não deve ser utilizado por pessoas alérgicas a qualquer um de seus componentes ou que estejam tomando apomorfina, devido ao risco de hipotensão profunda e perda de consciência. Este medicamento é recomendado para crianças acima de 2 anos de idade.
Modo de Uso
Para usar o Cloridrato de Ondansetrona Pharlab, remova o comprimido da embalagem com as mãos secas e coloque-o na ponta da língua. O comprimido se dissolve rapidamente e pode ser engolido com saliva, sem a necessidade de líquidos. O medicamento deve ser administrado apenas pela via recomendada para evitar riscos desnecessários.
Dosagens Recomendadas
Prevenção de Náusea e Vômito em Geral
Uso Adulto: 2 comprimidos de 8 mg.
Uso Pediátrico (maiores de 11 anos): 1 a 2 comprimidos de 4 mg.
Uso Pediátrico (2 a 11 anos): 1 comprimido de 4 mg.
Prevenção de Náusea e Vômito no Pós-Operatório
Uso Adulto e Pediátrico: Mesma dose descrita para cada faixa etária, administrada 1 hora antes da indução da anestesia.
Prevenção de Náusea e Vômito Associado à Quimioterapia
Quimioterapia Altamente Emetogênica (Adultos): Dose única de 24 mg (3 comprimidos de 8 mg) administrados 30 minutos antes do início da quimioterapia.
Quimioterapia Moderadamente Emetogênica (Adultos): 8 mg (1 comprimido de 8 mg), duas vezes ao dia. A primeira dose deve ser administrada 30 minutos antes da quimioterapia, com uma dose subsequente 8 horas depois. Recomenda-se continuar com 8 mg, duas vezes ao dia (a cada 12 horas) durante 1 a 2 dias após a quimioterapia.
Uso Pediátrico (2 a 11 anos): 4 mg (1 comprimido de 4 mg), três vezes ao dia (a cada 8 horas) durante 1 a 2 dias após a quimioterapia.
Prevenção de Náusea e Vômito Associado à Radioterapia
Uso Adulto: 8 mg (1 comprimido de 8 mg), três vezes ao dia.
Para irradiação total do corpo: 8 mg, 1 a 2 horas antes de cada fração de radioterapia.
Para radioterapia do abdome em dose única elevada: 8 mg, 1 a 2 horas antes da radioterapia, com doses subsequentes a cada 8 horas por 1 a 2 dias após o término.
Para radioterapia do abdome em doses fracionadas diárias: 8 mg, 1 a 2 horas antes da radioterapia, com doses subsequentes a cada 8 horas durante a radioterapia.
Uso Pediátrico (2 a 11 anos): 4 mg (1 comprimido de 4 mg), três vezes ao dia (a cada 8 horas) durante 1 a 2 dias após a radioterapia.
Ajustes de Dose
Pacientes com Insuficiência Renal: Não é necessário ajuste de dose.
Pacientes com Insuficiência Hepática Grave: A dose total diária não deve exceder 8 mg.
Pacientes Idosos: Recomenda-se a mesma dose para adultos.
Orientações Gerais
Siga sempre a orientação do seu médico, respeitando horários, doses e duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Outras Informações
Registro MS: 1410706440011
Princípio ativo: CLORIDRATO DE ONDANSETRONA
Nome do Fabricante: Pharlab.
ADVERTÊNCIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.
Procure um médico e o farmacêutico. Leia a bula.