O Fosfato de Oseltamivir é indicado para o tratamento e profilaxia (prevenção) da gripe, incluindo os tipos de vírus influenza A e B, em adultos e crianças com mais de 1 ano de idade. Ele atua reduzindo a multiplicação dos vírus no organismo, prevenindo complicações e diminuindo a gravidade da doença. É importante destacar que o medicamento não substitui a vacina contra a gripe.
Como funciona o Fosfato de Oseltamivir?
O fosfato de oseltamivir impede que os vírus da gripe se espalhem no corpo, inibindo sua liberação de células infectadas e evitando a infecção de novas células. Isso resulta em uma redução dos sintomas da gripe, da duração da doença e das complicações associadas, como infecções secundárias.
Dosagem e Administração
Tratamento da Gripe:
Adultos e adolescentes (≥ 13 anos): 75 mg, duas vezes ao dia, por cinco dias.
Crianças (1 a 12 anos): A dosagem é ajustada conforme o peso:
≤ 15 kg: 30 mg, duas vezes ao dia.
15-23 kg: 45 mg, duas vezes ao dia.
23-40 kg: 60 mg, duas vezes ao dia.
40 kg: 75 mg, duas vezes ao dia.
Profilaxia da Gripe:
Adultos e adolescentes (≥ 13 anos): 75 mg, uma vez ao dia, por dez dias, após contato com pessoa infectada. Em casos de surtos comunitários, a profilaxia pode durar até seis semanas.
Crianças (1 a 12 anos): A dosagem profilática é ajustada conforme o peso:
≤ 15 kg: 30 mg, uma vez ao dia.
15-23 kg: 45 mg, uma vez ao dia.
23-40 kg: 60 mg, uma vez ao dia.
40 kg: 75 mg, uma vez ao dia.
Contraindicações
O uso do fosfato de oseltamivir é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade ao oseltamivir ou a qualquer um dos componentes da fórmula.
Ajustes de Dosagem em Casos Especiais
Pacientes com insuficiência renal: Ajustes de dosagem são necessários de acordo com o grau de comprometimento renal, particularmente em casos de depuração de creatinina < 60 mL/min.
Pacientes submetidos à hemodiálise ou diálise peritoneal: A dosagem deve ser ajustada conforme a frequência das sessões de diálise.
Pacientes com insuficiência hepática: Não há necessidade de ajuste de dose em casos de disfunção hepática leve a moderada.
Pacientes imunocomprometidos: O tratamento para pacientes com sistema imunológico debilitado pode durar 10 dias, sem necessidade de ajuste de dose.
Precauções e Considerações
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Siga rigorosamente as orientações médicas quanto aos horários, doses e duração do tratamento.
O uso do medicamento em crianças menores de 1 ano não é recomendado.
O Fosfato de Oseltamivir Natcofarma do Brasil 30mg é eficaz no tratamento e prevenção da gripe, ajudando a reduzir a gravidade dos sintomas e a prevenir complicações associadas ao vírus influenza. Seu uso deve ser feito com orientação médica e dentro do prazo recomendado para garantir os melhores resultados no combate à gripe.
Outras Informações
Registro MS: 1826100060031
Princípio ativo: FOSFATO DE OSELTAMIVIR
Nome do Fabricante: Natcofarma.
ADVERTÊNCIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.
Procure um médico e o farmacêutico. Leia a bula.