Mínti (nitazoxanida) é um medicamento antiparasitário eficaz no tratamento de uma ampla gama de infecções gastrointestinais e helmintíases.
É especialmente indicado para:
Gastroenterites virais: Provocadas por rotavírus e norovírus.
Helmintíases: Causadas por nematódeos, cestódeos e trematódeos, como Enterobius vermicularis, Ascaris lumbricoides, Strongyloides stercolaris, Ancylostoma duodenale, Necator americanus, Trichuris trichiura, Taenia sp e Hymenolepis nana.
Amebíase: Tratamento da diarreia por amebíase intestinal aguda ou disenteria amebiana causada pelo complexo Entamoeba histolytica/díspar.
Giardíase: Tratamento da diarreia causada por Giardia lamblia ou Giardia intestinalis.
Criptosporidíase: Tratamento da diarreia causada por Cryptosporidium parvum.
Outras infecções parasitárias: Inclui blastocistose, balantidíase e isosporíase, causadas por Blastocistis hominis, Balantidium coli e Isospora belli, respectivamente.
Como o Mínti funciona?
Mínti (nitazoxanida) age inibindo uma enzima essencial para a vida dos protozoários, interrompendo assim seu ciclo de vida. No caso dos vermes, a ação é semelhante, embora outros mecanismos ainda não totalmente esclarecidos possam estar envolvidos. Contra vírus, Mínti bloqueia a síntese da estrutura viral, impedindo sua replicação. A ação do medicamento começa entre duas a quatro horas após sua administração.
Contraindicações:
Você não deve utilizar Mínti (nitazoxanida) se tiver:
Doenças hepáticas (no fígado) ou doença renal.
Hipersensibilidade (alergia) a qualquer componente da fórmula.
Menores de 1 ano de idade.
Atenção: Este medicamento contém sacarose (açúcar) e deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes.
Como usar o Mínti?
Mínti (nitazoxanida) deve ser administrado junto com alimentos para garantir uma elevada absorção do medicamento. A suspensão deve ser preparada conforme as instruções abaixo:
Agite vigorosamente o frasco fechado para soltar o pó do fundo.
Adicione água previamente fervida ou filtrada, em temperatura ambiente, até a marca indicada no rótulo.
Coloque o adaptador para seringa no frasco.
Tampe o frasco e agite vigorosamente para obter uma suspensão homogênea. Se necessário, adicione mais água filtrada até a marca indicada e agite novamente.
Meça a dose correta com a seringa, inserindo-a no orifício da tampa, virando o frasco de cabeça para baixo e puxando o êmbolo até o volume prescrito pelo médico.
A suspensão pode ser administrada diretamente da seringa à boca ou transferida para uma colher antes da administração.
Qualquer quantidade não utilizada da suspensão deve ser descartada após sete dias.
Lave a seringa dosadora com água corrente após cada uso e guarde-a para a próxima dose.
Agite bem a suspensão antes de cada administração.
Posologia do Mínti:
Gastroenterites virais causadas por rotavírus e norovírus: 0,375 mL (7,5 mg) por Kg de peso corporal, duas vezes ao dia (a cada 12 horas) por 3 dias consecutivos.
Helmintíases, amebíase, giardíase, isosporíase, balantidíase, blastocistose: 0,375 mL (7,5 mg) por Kg de peso corporal, duas vezes ao dia (a cada 12 horas) por 3 dias consecutivos.
Criptosporidíase em pacientes sem imunodepressão: 0,375 mL (7,5 mg) por Kg de peso corporal, duas vezes ao dia (a cada 12 horas) por 3 dias consecutivos.
Criptosporidíase em pacientes imunodeprimidos, com contagem de CD4 superior a 50 células/mm³: 0,375 mL (7,5 mg) por Kg de peso corporal, duas vezes ao dia (a cada 12 horas) por 14 dias consecutivos.
Criptosporidíase em pacientes imunodeprimidos, com contagem de CD4 inferior a 50 células/mm³: 0,375 mL (7,5 mg) por Kg de peso corporal, duas vezes ao dia (a cada 12 horas) por no mínimo oito semanas ou até a resolução dos sintomas e negativação dos oocistos.
Orientações Adicionais:
Siga sempre a orientação do seu médico, respeitando os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.