Oxcarbazepina é indicada para o tratamento de crises parciais (convulsões simples, complexas e secundariamente generalizadas) e crises generalizadas tônico-clônicas. Pode ser utilizada isoladamente ou em combinação com outros medicamentos antiepilépticos, dependendo da gravidade da epilepsia e da resposta do paciente.
Como funciona a Oxcarbazepina Torrent
A oxcarbazepina pertence ao grupo de medicamentos antiepilépticos. Ela age controlando a atividade elétrica do cérebro, ajudando a reduzir ou suprimir a ocorrência das crises epilépticas. O medicamento mantém as células nervosas "superexcitadas" sob controle, o que evita que se espalhem sinais desordenados para outras áreas do cérebro, prevenindo as crises.
Quais as contraindicações da Oxcarbazepina Torrent
Este medicamento é contraindicado para pacientes que:
São alérgicos (hipersensíveis) à oxcarbazepina, eslicarbazepina ou a qualquer outro componente da fórmula.
Apresentam reações alérgicas a qualquer anticonvulsivante relacionado.
É importante que qualquer histórico de alergia seja informado ao médico antes de iniciar o tratamento.
Como usar a Oxcarbazepina Torrent? A dosagem deve ser seguida conforme a orientação médica. A oxcarbazepina pode ser tomada duas vezes ao dia, preferencialmente no mesmo horário, para garantir o melhor efeito no controle das crises. O comprimido deve ser engolido inteiro com água, podendo ser partido ao meio, se necessário.
Posologia para adultos:
A dose inicial geralmente é de 600 mg por dia (1 comprimido de 300 mg, duas vezes ao dia).
A dose pode ser ajustada gradualmente conforme necessário, até 2.400 mg por dia, com a dose máxima podendo atingir 4.200 mg/dia em casos excepcionais.
Posologia para crianças:
A dose inicial para crianças varia entre 8 a 10 mg por kg de peso corporal por dia, dividida em duas doses.
A dose máxima é de 60 mg por kg de peso corporal por dia.
Quando e por quanto tempo tomar
O tratamento com oxcarbazepina geralmente é contínuo, e a duração depende do tipo de crise. O médico determinará o tempo de tratamento, podendo ser por muitos anos para controle a longo prazo das crises. A medicação não deve ser interrompida abruptamente sem a orientação médica.
Efeitos colaterais e precauções: Durante o tratamento, deve-se monitorar a ocorrência de efeitos adversos e comunicar ao médico qualquer sinal de reações alérgicas ou agravamento das crises. A medicação não deve ser interrompida sem orientação médica.
Este medicamento não deve ser mastigado.
Outras Informações
Registro MS: 1052500790025
Princípio ativo: OXCARBAZEPINA
Nome do Fabricante: Torrent Do Brasil.
ADVERTÊNCIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.
Procure um médico e o farmacêutico. Leia a bula.